Durante várias décadas a atividade vinícola marcou de forma indelével a vida dos bombarralenses. A produção e o comércio do vinho foram motores de toda uma economia local, deixando marcas profundas naquela que era a imagem externa do concelho, mas também na cultura e nos hábitos do povo desta terra. Pretendemos recuperar as marcas do passado, na esperança de reafirmar uma identidade quase perdida...
sábado, 25 de fevereiro de 2017
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017
Visita de estudo à Herdade do Moinho- Famões
No mês de janeiro de 2017, os alunos das quatro turmas do primeiro ano, da Escola Básica Nº1 de Bombarral, realizaram uma visita de estudo à herdade do Moinho em Famões.
Fomos visitar a vinha e uma adega onde se faz o vinho. Aprendemos que as videiras têm de ser tratadas: sulfatadas e podadas. Na primavera nascem as folhas e os frutos que são as uvas.
Na adega, o senhor Carlos explicou-nos como se faz o vinho, desde que sai das tinas/latões, até ir para os grandes depósitos onde fica a fermentar, é aí que o mosto (sumo de uva) se transforma em vinho. Primeiro as uvas são trituradas, depois vão para as prensas que as espremem muito bem, de seguida o mosto é levado para os depósitos com a ajuda de bombas. Depois de estar pronto, o vinho é engarrafado e vendido.
Concurso de fotografia
Da tradição à modernidade, percursos da vinha e do vinho
O concurso a está a ser dinamizado pela turma do 12.º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, e é aberto a todos os alunos, pais, professores, pessoal não docente e comunidade em geral.
Tem como principal objetivo retratar a vida vinícola atual e passada da nossa região e as fotografias serão expostas no evento IV Rotas e Sabores, que se realizará em maio.
Envio de trabalhos para concursofotografia.aefp@gmail.com
Subscrever:
Mensagens (Atom)